Ouça este conteúdo
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro irá ouvir nesta semana o coronel Fábio Augusto Vieira, que comandava a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) no dia dos ataques de vândalos às sedes dos Três Poderes. O depoimento está marcado para essa terça-feira (29) às 9h.
O ex-comandante e outros seis oficiais foram presos em 18 de agosto por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a Procuradoria-Geral da República, a cúpula da PMDF foi omissa e deixou de agir para impedir os ataques. O coronel Fábio Augusto já havia sido preso em janeiro, dias após as invasões.
Na quinta (31), será a vez do ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional de Lula, general Gonçalves Dias. Ele foi exonerado do cargo logo após virem à tona vídeos das câmeras de segurança nos quais ele é visto interagindo com os autores dos ataques dentro do Palácio do Planalto. Uma das gravações mostra um servidor do GSI oferecendo água aos envolvidos na destruição do prédio.
Como a Gazeta do Povo mostrou neste domingo (27), a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPMI, deverá responsabilizar as forças de segurança do Distrito Federal, e o general Marco Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional, pelos atos de vandalismo de 8 de janeiro.